LESÕES DOS JOELHOS

Prótese Do Joelho Dolorosa

Dor que pode persistir desde a cirurgia ou aparecer mais tarde

LESÕES
DO JOELHO

INFEÇÕES OSTEOARTICULARES

LESÕES JOELHOS - PATOLOGIA DEGENERATIVA

Image

Prótese do

Joelho Dolorosa

PRÓTESE DO JOELHO DOLOROSA

A prótese total do joelho é considerada uma das mais bem-sucedidas cirurgias ortopédicas. O alívio da dor e melhoria da função são geralmente excelentes. No entanto, uma pequena proporção dos doentes refere dor que pode persistir desde a cirurgia ou aparecer mais tarde. Devido aos bons resultados clínicos, existem cada vez mais doentes com próteses do joelho implantadas, o que faz com que naturalmente, existam cada vez mais pessoas com dor no joelho operado.

Causas

Nem sempre a causa da dor é o próprio joelho operado. Outros problemas como na coluna, anca ou mesmo doença arterial, podem justificar a dor em particular nos casos em que a dor parece igual à que era antes da colocação da prótese.

No entanto, na maioria dos casos de prótese do joelho dolorosa a causa está mesmo no joelho operado.

Para além de problemas técnicos relacionados com a má colocação da prótese original, as causas mais frequentes de dor após a colocação de uma prótese total do joelho são:

1) Descelagem (ou descolagem): trata-se de um processo em que a prótese deixa de estar presa ao osso por motivos de falência mecânica ou após um traumatismo importante.

2) Infeção (comumente chamada de rejeição): trata -se de um processo em que as bactérias se alojam na prótese e causam uma reação inflamatória do organismo contra elas.

3) Instabilidade: trata-se de uma situação em que existe um movimento anormal e excessivo da prótese com insuficiência dos ligamentos do joelho.

4) Problemas da Rótula: a rótula faz parte do aparelho extensor (que é responsável por fazer esticar a perna) e desempenha um papel crucial no movimento de flexão-extensão do joelho. Se este movimento não for harmonioso, a dor pode surgir.

5) Rigidez: trata-se de uma situação em que o joelho não tem a mobilidade necessária para realizar as atividades necessárias no dia-a-dia.

FAÇA A SUA MARCAÇÃO

*Chamada rede móvel Nacional

Sintomas

Para além da dor uma série de outros sintomas podem acompanhar a falência da prótese total do joelho. Dependendo da causa a dor pode ser acompanhada por sensação de instabilidade (ou seja, sentir o joelho a falhar) ou rigidez exagerada (o joelho não ser capaz de fazer a extensão ou flexão completa).

Também é comum haver derrame associado mais comumente chamado joelho inchado.

Diagnóstico

Embora haja situações em que o diagnóstico pode ser evidente, como por exemplo descelagem avançada, instabilidade intensa ou algumas infeções, numa proporção importante dos casos, é necessária uma investigação rigorosa e detalhada.

A história clínica e o exame físico são os primeiros passos e podem apontar para um dos diferentes problemas, mas na maior parte dos casos será necessário estudar com radiografias (sendo importante comparar com radiografias prévias) e análises sanguíneas e até mesmo do líquido obtido do joelho. Dependendo dos casos pode ser necessário realizar TAC ou outros como por exemplo exames de Medicina Nuclear.

Opções de tratamento

A esmagadora maioria das causas de prótese dolorosa podem ser tratadas.

Na maioria das vezes, a solução passa por uma cirurgia de revisão. No entanto, o sucesso do procedimento a realizar depende em grande medida de se conseguir identificar e corrigir a causa que levou ao insucesso da primeira prótese. A forma de o fazer varia conforme a causa da dor.

Nos casos em que não seja possível identificar ou resolver o problema o tratamento especializado da dor pode ser uma solução melhor do que fazer repetidas cirurgias de revisão sem resolver o problema.

ABORDAGEM ESTRUTURADA E ÚNICA EM PORTUGAL!

Copyright © 2024 Ricardo Sousa Ortopedia Todos os Direitos Reservados

Copyright © 2024 Ricardo Sousa Ortopedia
Todos os Direitos Reservados

Powered by Pointfull.