Blog

Artigos que refletem anos de experiência e dedicação nas áreas de ortopedia e cirurgia

LESÕES
DO JOELHO

INFEÇÕES OSTEOARTICULARES

EM DESTAQUE

18 MAR 2024 | GRIP | INFEÇÕES OSTEOARTICULARES

GRIP: uma referência mundial no tratamento de infeções osteoarticulares

O Grupo de Infeções Osteoarticulares do Porto (GRIP) nasceu com a missão de proporcionar um tratamento diferenciado e multidisciplinar aos doentes com este tipo de lesões. O fundador e coordenador, Ricardo Sousa, conta o caminho que o GRIP realizou para nos dias de hoje se posicionar na linha da frente mundial no tratamento de infeções osteoarticulares. Veja a entrevista em vídeo.

Continuar a ler...

Dr. Ricardo sousa fala sobre "Lesões do joelho", na SIC Notícias

No episódio #5 do podcast “Osso Duro de Roer”, o tema debatido foi “Fracture Related Infections”

Capa da revista Microorganisms da editora MDPI, com fundo cinzento e o logótipo “MDPI” em destaque ao centro. Na parte inferior, o logótipo verde e azul da Microorganisms indica a publicação científica.

O Impacto das Opções de Terapêutica Antibiótica e da Abordagem Multidisciplinar nas Infeções Protésicas Articulares

October 08, 20252 min read

THE IMPACT OF ANTIBIOTIC THERAPY OPTIONS AND MULTIDISCIPLINARY APPROACH IN PROSTHETIC JOINT INFECTIONS

João Lucas; José Queirós; Daniel Soares; André Carvalho; Filipa Pereira; Cláudia Santos; Ricardo Sousa e Miguel Araújo Abreu

DOI: https://www.mdpi.com/2076-2607/13/10/2241

Resumo

A infeção periprotésica articular (PJI) continua a ser uma das complicações mais desafiantes da artroplastia. As estratégias antibióticas ideais e o papel das equipas multidisciplinares (MDT) não estão totalmente definidos. Analisámos retrospetivamente 86 procedimentos cirúrgicos de PJI realizados entre 2017 e 2023 num centro terciário de referência. Foram recolhidos dados clínicos, microbiológicos, estratégia cirúrgica (desbridamento, antibióticos e retenção do implante – DAIR, cirurgia em um ou dois tempos) e regimes antibióticos utilizados.

Os resultados foram comparados entre diferentes classes de antibióticos e tipos de equipa de tratamento: ortopedia isolada, ortopedia com apoio da MDT e uma MDT dedicada (GRIP). O sucesso foi definido como sobrevivência livre de infeção sem necessidade de nova cirurgia.

A idade mediana dos doentes foi de 70 anos, com elevada comorbilidade e predominância de infeções monomicrobianas por Gram-positivos. Os regimes baseados em rifampicina estiveram associados a taxas de cura superiores às da terapêutica não dirigida ao biofilme (OR 4,9; IC 95%: 1,4–17,8). A combinação de flucloxacilina com rifampicina obteve resultados comparáveis às combinações rifampicina–fluoroquinolona.

O preditor mais forte de sucesso foi o envolvimento da MDT: nos procedimentos DAIR, a taxa de cura atingiu 100% com MDT versus 48% apenas com ortopedia (p = 0,025). Os resultados foram semelhantes entre equipas nas revisões em um e dois tempos.

Nesta coorte, a terapêutica baseada em rifampicina melhorou os resultados nas PJI estafilocócicas, e a flucloxacilina revelou-se uma alternativa válida como fármaco complementar. De forma crucial, a gestão por uma MDT — particularmente nos procedimentos DAIR — esteve associada a resultados superiores. Estes achados reforçam o valor de vias estruturadas de tratamento multidisciplinar da PJI, aliadas a estratégias antibióticas otimizadas.

Palavras‑chave: agentes antibacterianos / uso terapêutico; prótese da anca; prótese do joelho; abordagem multidisciplinar; infeções protésicas articulares.

Aceda ao artigo completo:

Website: https://www.mdpi.com/2076-2607/13/10/2241
PDF Version: https://www.mdpi.com/2076-2607/13/10/2241/pdf


Vantagens de uma Equipa Multidisciplinar no Tratamento das Infeções Osteoarticulares

agentes antibacterianosuso terapêuticoprótese da ancaprótese do joelhoabordagem multidisciplinarinfeções protésicas articulares
blog author image

Prof. Dr. Ricardo Sousa

Especialista em Lesões do Joelho e no tratamento de Infeções Osteoarticulares, coordenador da equipa e responsável pela abordagem cirúrgica.

Back to Blog

Novidades brevemente

Fique atento aos próximos artigos e destaques na área de ortopedia.

Para mais informações:

Para mais informações ou esclarecimentos entre em contacto

O QUE DIZEM OS PACIENTES

A minha filha é médica e indicou-me o Dr. Ricardo Sousa. Ele fez-me a cirurgia e felizmente tudo correu bem, não podia correr melhor! Já andava a 1 ano a sofrer... Ele de facto é um admirável cirurgião.

Image

Fernando Fernandes

Infeção na protese da anca

Sofri um acidente grave e fui operada noutra clínica, que não correu bem. Depois descobri o Dr. Ricardo e foi quem me valeu! Já estou mais animada, já ando. O tratamento foi muito bom, confio muito no Dr. Ricardo.

Image

Hermínia Lopes

Infeção de fratura da perna

Tive uma lesão no joelho que deixou-me muito debilitada. Fui operada pelo Dr. Ricardo e estou a recuperar bastante bem, já recuperei a mobilidade e estou satisfeita. O facto de ser atencioso e prestável deu-me toda a confiança, com um atendimento que realmente não tinha experienciado anteriormente por outros profissionais.

Image

Carla Joana Freitas

Lesão do ligamento

Cruzado anterior

MARCAR CONSULTA COM PROF. DR. RICARDO SOUSA

Qualidade, rigor e assertividade na abordagem médica

CONSULTA COM O PROF. DR. RICARDO

*Chamada rede móvel Nacional

Copyright © 2025 Ricardo Sousa Ortopedia Todos os Direitos Reservados

Copyright © 2025 Ricardo Sousa Ortopedia
Todos os Direitos Reservados

Powered by Pointfull.