
18 MAR 2024 | GRIP | INFEÇÕES OSTEOARTICULARES
O Grupo de Infeções Osteoarticulares do Porto (GRIP) nasceu com a missão de proporcionar um tratamento diferenciado e multidisciplinar aos doentes com este tipo de lesões. O fundador e coordenador, Ricardo Sousa, conta o caminho que o GRIP realizou para nos dias de hoje se posicionar na linha da frente mundial no tratamento de infeções osteoarticulares. Veja a entrevista em vídeo.
Continuar a ler...



Prof Dr. Ricardo Sousa; Miguel Araújo Abreu
DOI: https://doi.org/10.82189/spot.60
Resumo
As infeções osteoarticulares representam uma importante causa de morbilidade e mortalidade, sendo frequentemente descritas como uma “epidemia silenciosa”. Embora infeções nativas, como a artrite séptica e a osteomielite, continuem a ocorrer, as infeções do local cirúrgico associadas a implantes ortopédicos têm assumido particular relevância devido à sua crescente prevalência e complexidade. Estas infeções não só acarretam um impacto significativo na morbilidade e mortalidade dos doentes, como também impõem uma carga substancial aos sistemas de saúde, através de internamentos prolongados, múltiplas intervenções cirúrgicas e terapêuticas antibióticas prolongadas.
Defendemos a adoção de uma abordagem multidisciplinar no tratamento das infeções osteoarticulares, extrapolando na base na experiência de uma equipa multidisciplinar existente. A colaboração entre cirurgiões ortopédicos, infeciologistas, internistas e microbiologistas permite uma abordagem diagnóstica e terapêutica mais abrangente, com estratégias cirúrgicas e antibióticas adaptadas ao tipo de infeção e ao contexto clínico de cada doente. Com base em exemplos internacionais e na experiência dos autores, este artigo propõe a implementação de uma abordagem multidisciplinar estruturada no contexto português, com o objetivo de otimizar os cuidados prestados aos doentes e a utilização dos recursos de saúde.
Palavras‑chave: Artrite Infecciosa/tratamento; Artrite Infecciosa/tratamento farmacológico; Equipa de Cuidados ao Doente; Tomada de Decisão Clínica
Aceda ao artigo completo: link
Vantagens de uma Equipa Multidisciplinar no Tratamento das Infeções Osteoarticulares
Para mais informações:
A minha filha é médica e indicou-me o Dr. Ricardo Sousa. Ele fez-me a cirurgia e felizmente tudo correu bem, não podia correr melhor! Já andava a 1 ano a sofrer... Ele de facto é um admirável cirurgião.

Fernando Fernandes
Infeção na protese da anca
Sofri um acidente grave e fui operada noutra clínica, que não correu bem. Depois descobri o Dr. Ricardo e foi quem me valeu! Já estou mais animada, já ando. O tratamento foi muito bom, confio muito no Dr. Ricardo.

Hermínia Lopes
Infeção de fratura da perna
Tive uma lesão no joelho que deixou-me muito debilitada. Fui operada pelo Dr. Ricardo e estou a recuperar bastante bem, já recuperei a mobilidade e estou satisfeita. O facto de ser atencioso e prestável deu-me toda a confiança, com um atendimento que realmente não tinha experienciado anteriormente por outros profissionais.

Carla Joana Freitas
Lesão do ligamento
Cruzado anterior
Qualidade, rigor e assertividade na abordagem médica
Copyright © 2025 Ricardo Sousa Ortopedia Todos os Direitos Reservados
Copyright © 2025 Ricardo Sousa Ortopedia
Todos os Direitos Reservados
Powered by Pointfull.